As respostas da superintendente do Centro Paula Souza às inúmeras indagações do Sinteps, desde o início do ano, sobre a data e os valores do Bônus Resultado, variaram muito pouco. Desde março, ela vem repetindo que todos os procedimentos internos para o pagamento estão prontos, mas a data e os percentuais dependem do governo.
Na tarde de 6 de julho de 2024, o secretário de Relações Institucionais do governo paulista Gilberto Kassab esteve em Espírito Santo do Pinhal. A oportunidade de falar com um representante do governo Tarcísio e pedir sua intermediação em prol das demandas dos trabalhadores do Centro Paula Souza foi bem aproveitada por Márcio José Dionísio, diretor do Sinteps e servidor da ETEC Dr. Carolino da Motta e Silva.
Nem mesmo o compromisso de pagar o Bônus Resultado no primeiro semestre – dinheiro já reservado legalmente nos cofres do governo – foi cumprido pelo governo Tarcísio de Freitas. O governador e seu secretário da Educação, o empresário Renato Feder, haviam afirmado publicamente que a data de pagamento não passaria deste período (clique para conferir).
Nesta sexta-feira, 21/6, às 16h, com concentração no MASP, em São Paulo, está previsto um ato unificado do funcionalismo contra o desmonte da educação e dos serviços públicos. A atividade é parte de uma jornada de lutas de 48h organizada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de SP (Apeoesp) e está sendo convocada também pela Frente Paulista em Defesa dos Serviços Públicos, que reúne cerca de 90 entidades representativas do funcionalismo paulista, entre elas o Sinteps.
Com a realização de novas edições do Vestibular e do Vestibulinho, respectivamente para as FATECs e as ETECs, com início no segundo semestre, o fantasma do fechamento de cursos volta a assombrar a comunidade. O Sinteps recebeu vários contatos de professores e funcionários preocupados com a não abertura de turmas. Mas, por que isso acontece?