O Sinteps apoia o calendário de atividades da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em celebração ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. O movimento negro, organizações populares e entidades sindicais irão às ruas da capital paulista não apenas para lembrar a morte de Zumbi dos Palmares e de milhares de jovens negros nas periferias, mas para se inspirar na resistência de Dandara, lutar contra o genocídio e por mais igualdade e oportunidade para a população negra num país que tem explicitado cada dia mais o seu racismo.
O ponto de encontro da 17ª Marcha será no vão do Masp, na Avenida Paulista, a partir das 16h. Logo após, os manifestantes caminharão até o Teatro Municipal, no Vale do Anhangabaú, no centro. A edição de 2020 traz como lema “Vidas Negras Importam”.
Canal de denúncias
Neste mês, acontece o lançamento do primeiro canal de denúncias contra o racismo criado pela CUT-SP no estado paulista.
A proposta do canal, que envolve o acompanhamento de uma equipe de advogados que prestarão atendimento gratuito, é receber denúncias de racismo que ocorram dentro do mundo do trabalho, dar desdobramento e cobrar respostas às instâncias necessárias. Para relatar situações discriminatórias, trabalhadores e trabalhadoras poderão encaminhar suas denúncias pelo WhatsApp (11) 94059-0237 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ao encaminhar a denúncia, a orientação é reunir o maior número de dados, como local da ocorrência, data, dizer se já testemunha, entre outros aspectos que sejam importantes para a determinação da prática de racismo.
Fonte: Portal CUT-SP