Embora tenha se comprometido em apresentar as diretrizes da revisão da carreira até 18/8 e a proposta completa até setembro, a superintendente do Centro Paula Souza, professora Laura Laganá, parece caminhar em sentido oposto. O compromisso foi assumido com a comissão de representantes – diretores do Sinteps e grevistas –, em reunião realizada durante o ato de lançamento da greve, em 8/8.
O teor da Portaria Ceeteps-GDS nº 3.674, de 9/8/2023, no entanto, institui um grupo de trabalho “objetivando a reestruturação do Plano de Carreira do Ceeteps”, composto por 10 pessoas (membros dos órgãos do Centro e representantes dos comitês de diretores de ETECs e de FATECs), com prazo de 180 dias para conclusão dos trabalhos e apresentação de proposta.
O governo Tarcísio já deixou claro que pretende realizar uma reforma administrativa no estado em breve, obviamente para confiscar direitos do funcionalismo. Na reunião com diretores do Sinteps em 3/8, o secretário da Casa Civil, Arthur Lima, já havia dito que prefere analisar a carreira dos trabalhadores do Centro “junto com as carreiras das demais categorias”.
Com essa atitude, além de colocar em xeque a palavra assumida, a superintendente atua para facilitar o “trabalho” do governo Tarcísio, de destruição das carreiras, por exemplo com a extinção de quinquênios e sexta-parte, pagamento por subsídios e outros, em claro prejuízo aos trabalhadores.
Em vez de acelerar a apresentação da proposta – conforme se comprometeu, inclusive –, para que os trabalhadores cobrem do governo a aprovação, a superintendente decide se voltar contra a categoria.
A greve cresce e se fortalece! Atenção às atividades
Na manhã de 10/8, o mapeamento das unidades com adesão à greve já soma 143. À tarde, a partir das 13h, o Comando Central de Greve (diretores do Sindicato + um representante de cada unidade em greve) estará reunido para aprovar as próximas atividades do movimento. A divulgação será feita em seguida.
Também neste 10/8, às 18h, na Câmara Municipal de Bebedouro, acontecerá audiência pública do orçamento do estado, organizada pela Assembleia Legislativa. Uma ótima oportunidade para dar visibilidade à greve e às nossas reivindicações. Clique aqui para ver orientações e calendário completo das audiências. Ainda esta semana elas estão previstas em Batatais (11/8, 10h), Sertãozinho (11/8, 19h) e Catanduva (12/8, 10h).
Nesta sexta, 11/8, Dia dos Estudantes, às 8h, as entidades estudantis vão realizar um ato às 8h, na avenida Paulista, vão livre do MASP, pela revogação da reforma do EM e em defesa de investimentos na educação pública. Pessoal da capital e grande SP: Vamos participar!
Várias unidades em greve também organizam suas atividades locais (sempre informe o Sinteps). A ETEC Suzano, por exemplo, convida ato/abraço na segunda, 14/8 10h!